Dermatologia Veterinária
Um dos problemas mais comuns aqui no Hospital, é a alergia em cães.
É uma reação do sistema imunológico do cachorro contra alguma substância e sua origem é sempre difícil de ser descoberta.
Ela pode ser causada por diversos fatores como: higiene, parasitas, contato com produtos de limpeza, além de alimentação, medicamentos, entre outros.
Quando o corpo do cão reconhece a substância como algo estranho, ele reage provocando uma reação alérgica. Isso varia de cão pra cão.
Os principais sintomas de alergias são: coceira, vermelhidão na pele, bolinhas vermelhas que parecem espinhas e falhas no pelo, lambedura excessiva no local da alergia, secreção nos olhos.
O primeiro passo para a definição do diagnóstico é realizar a aplicação de produtos contra parasitas para que sejam totalmente eliminados dos pets. Juntamente ,é recomendado que o cão siga uma dieta balanceada, pois ela também fará parte das investigações do que está causando o processo alérgico.
Se ainda assim o animal não melhorar, é provável que ele seja atópico, ou seja, tenha sensibilidade a compostos ambientais, como por exemplo: ácaros, plantas, umidade etc.
Neste caso, serão necessários procedimentos mais específicos como: citologias, culturas de materiais, exames de sangue e outros diversos métodos para descartar uma a uma as probabilidades do agente causador do problema.
Algumas alergias também podem acontecer por motivos emocionais, como ansiedade de separação, entre outros.
Esta reação alérgica pode ser hereditária e existem também algumas raças de cães mais propensas a alergias.
O tratamento sintomático da alergia normalmente se dá pelo uso de antialérgicos, e se continua pelo uso de corticoides ou corticosteroides, mas o indicado é identificar a causa da alergia para um tratamento mais duradouro e efetivo, que cause menos efeitos colaterais.
Em caso de alergia, procure sempre um médico veterinário que irá definir o melhor tratamento para o seu amiguinho.